segunda-feira, 25 de abril de 2011


O preconceito em si, tem como base a diferença, tudo que é diferente de nós mesmos,que nos chama a atenção é alvo de preconceito. Isso acontece porque as pessoas tem uma grande dificuldade de aceitar o novo,o diferente,o incomum. Se formos pensar por esse lado,a apelação que se tem,principalmente pela mídia,é que todos temos que seguir os mesmos padrões. E é assim que surge o preconceito racial,social,étnico e linguístico.

O preconceito linguístico é o preconceito as variedades linguísticas e surge a partir da ilusão que se tem de que o português correto é aquele que está de acordo com a gramática normativa,o que está errado diante da linguística,que supõe que não existem erros gramaticais.

A língua muda ao longo do tempo,ela acompanha a sociedade,e essa evolução varia de acordo com os indivíduos pertencentes a mesma comunidade. Existem expressões que caíram em desuso com o passar do tempo. Existe o preconceito geográfico que é aquele em que há preconceito de regiões diferentes,que falam a mesma língua. Há também a variação social,que é aquela em que só se adéquam pessoas da mesma faixa etária,do mesmo sexo,etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário